Valor Justo – CPC – 01 – Lei 11.636 – IFRS – ICPC 10

O valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma Transação não forçada entre participantes do mercado na Data de mensuração. (CPC 01 – Revisão 12), (Ver CPC 46 – Mensuração do Valor Justo).

Para ativos onde exista um mercado dinâmico de compra e venda, como por exemplo de veículos e algumas máquinas e equipamentos é possível obter referências de valor de transações recentes e aplicar o método comparativo direto.

Para os demais casos, primeiramente se calcula o valor novo de um ativo, igual ou similar ao avaliando, e se aplica a depreciação técnica e obsolescência, em função do estado atual, da sua idade e vida útil e mais o Fator de Comercialização.

Rolar para o topo